Revisão para viagem: o que deve ser verificado antes de pegar a estrada?

Se você está pensando em colocar seu carro na estrada, saiba que antes é muito importante procurar uma oficina de qualidade. A revisão para viagem deve ser ainda mais detalhada do que as manutenções periódicas, já que qualquer falha pode gerar acidentes graves.

Existem alguns itens básicos aos quais você deve ficar atento antes de colocar as malas no carro e sair com a família ou amigos. Neste post, você vai ver as checagens fundamentais para garantir a tranquilidade da sua viagem. Vamos lá?

Pneus

Antes de sair para a estrada é fundamental calibrar os pneus corretamente. O manual do proprietário do seu carro já possui os valores de referência, prevendo um aumento na pressão para o caso de o veículo estar mais pesado do que o normal. Respeitando as sugestões, você não terá problemas de estabilidade.

Também é importante ficar atento ao desgaste dos pneus. O indicador TWI (Tread Wear Indicator) demonstra o nível de profundidade dos sulcos. São pequenos pedaços de borracha que ficam entre as ranhuras. Se eles estiverem no mesmo nível, você deve providenciar pneus novos antes de sair.

Freios

Este equipamento é vital e qualquer falha pode deixá-lo em situação difícil na estrada. As pastilhas de freio costumam durar cerca de 15 mil Km, mas é importante sempre consultar o manual do fabricante do seu carro para confirmar esse número que pode variar de carro e modelo.

Mas fique atento: se estiver ouvindo um chiado quando pisa no pedal, é sinal de que já está na hora de trocá-las.

Alinhamento e balanceamento

Para saber se o carro está desalinhado, basta verificar se ele está puxando para um dos lados. Já a falta de balanceamento se manifesta em velocidades superiores a 80 Km/h, quando o volante começa a vibrar.

Nos dois casos, você pode perder o controle do veículo, portanto providencie o conserto.

Ar-condicionado

O ar-condicionado é um item de conforto. Mas se ele não estiver com a manutenção em dia, pode prejudicar a saúde dos ocupantes.

Antes de viajar, providencie uma higienização completa do sistema, inclusive com a troca do filtro de cabine.

Óleo do motor

Você deve trocar o óleo do motor. Se você verificar que a viagem fará com que a quilometragem limite seja atingida durante o tempo em que você estiver na estrada, é melhor adiantar o serviço e trocar o óleo antes de sair.

Consulte a quilometragem de troca de óleo recomendada no manual do fabricante do seu automóvel.

Suspensão

Qualquer problema na suspensão pode levá-lo a perder o controle do carro na estrada. Por isso, antes de viajar, fique atento e veja se há barulhos enquanto você roda com o veículo.

Caso ouça alguma coisa estranha, leve o carro para um mecânico.

Lâmpadas

Além de prejudicar a visibilidade, lâmpadas queimadas geram multas pesadas. Por isso, antes de viajar, teste o funcionamento de todas elas e, caso necessário, faça a troca imediatamente.

E verifique se os seus faróis estão limpos para que outros motoristas possam visualizar melhor o seu carro.

Limpadores de pára-brisa

Muita gente só se lembra dos limpadores quando é pega de surpresa pela chuva. Mas se isso ocorrer no meio da estrada vai ficar difícil encontrar uma solução. Em média, a borracha dos limpadores dura 6 meses, mas há variações.

Por isso, faça um teste antes de pegar a estrada e troque o conjunto, se for necessário.

Com essas dicas de revisão para viagem você já está pronto para pegar a estrada. Agora é só curtir o passeio! Se você gostou deste texto, então siga nosso perfil no Facebook e veja mais dicas como esta!