Quando trocar a embreagem
Quando trocar a Embreagem

A grande maioria dos carros brasileiros tem embreagem, ao contrário do que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos. Lá, os câmbios são normalmente automáticos, ou seja, trocam de marcha sem a participação do condutor. No Brasil, por vários motivos (inclusive econômicos), a maioria dos carros possui câmbio manual e, para esses, a embreagem é uma peça fundamental. É através dela que você conecta ou desconecta o motor ao eixo da roda. Quando você conecta, o motor movimenta as rodas e o carro. Ao desconectar, o carro perde a força do motor e é nesse momento que você troca a marcha. A embreagem consiste num conjuntos de peças, chamado de kit embreagem, que se situa entre o volante do motor e a caixa de câmbio.

Como todas as peças de um carro, a embreagem tem um ciclo de vida. Ou seja, se desgasta com o uso e deve ser trocada. Há sinais claros de que chegou a hora: o pedal da embreagem está muito baixo ou muito alto. Em outras palavras você tem que apertar o pedal até o fim para conseguir trocar a marcha e sempre vai ouvir um arranhão quando fizer o movimento. Ou então o contrário: só conseguirá passar a marcha quando o pedal estiver no seu ponto mínimo de pressão. Também pode ocorrer um terceiro sintoma: o pedal estar muito duro.

Mas não é bom esperar chegar a esse ponto para tomar providências. Porque o desgaste das peças pode comprometer o volante do motor, provocando prejuízos maiores. É importante fazer revisões periódicas.

Há algumas maneiras “clássicas” de dirigir que prejudicam a embreagem. A primeira delas, é “segurar” o carro parado nas subidas sem usar o freio de mão. A outra, é dirigir apoiando o pé na embreagem, como se fosse um descanso. Também esticar as marchas  e “cantar o pneu” comprometem a vida útil da peça.

A troca da embreagem é um serviço que só pode ser feito com mecânicos profissionais e ferramentas especializadas. E como deve ser feita com pouca frequência, não vale a pena economizar. No mercado há certamente indicações consideradas mais baratas. Não é aconselhável. Além de durar pouco tempo, o serviço de todo jeito terá que ser feito por mecânico especialista, porque é preciso tirar o motor para fazer a troca.

E é isso, o que achou? Ficou alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários ou na nossa página do Facebook

 

Embreagem