Saiba como conservar a pintura automotiva em 5 passos

Se você quer manter o seu carro sempre com aspecto de novo, é fundamental cuidar da pintura automotiva. É por meio da pintura que se tem a primeira impressão em relação ao automóvel e, por isso, é fundamental que ela esteja sempre muito bem conservada.

A razão é simples: na hora de vender o carro, mesmo que o veículo esteja com a mecânica em dia, dificilmente você conseguirá atrair interessados se ele estiver com aspecto de velho e mal cuidado.

A boa notícia é que cuidar da pintura automotiva não é tão caro e nem dá tanto trabalho como pode parecer. Por isso, neste post, vamos mostrar 5 passos para que você mantenha o seu carro sempre parecendo um modelo 0Km.

 

1. Limpeza da carroceria

 

Um carro limpo e cheiroso dá muito mais prazer em dirigir, não é mesmo? Portanto, se o seu carro está sujo, prepare-se para colocar a mão na massa!

Você não precisa lavar o carro todos os dias, mas, pelo menos, uma vez por mês é importante fazer uma limpeza geral em todo o veículo.

No caso da pintura, comece molhando todo o carro com água pura. Depois, com uma esponja macia, aplique shampoo automotivo em toda a lataria. Enxágue utilizando somente água. Jamais utilize produtos de limpeza doméstica como detergente ou sabão em pó, pois eles não são adequados para o seu carro.

Para secar, utilize um pano macio e que não solte pelos na lataria. É importante que você estacione o carro à sombra para lavá-lo. A ação do sol pode fazer com que o shampoo seque de forma inadequada durante a aplicação, manchando a pintura.

 

2. Aplicação de cera

 

A cada seis meses, você deve aplicar cera automotiva no seu carro. Dê preferência à cera em pasta, que é mais eficiente e menos agressiva para a pintura.

Com o carro estacionado à sombra, aplique o produto com uma estopa macia, em movimentos circulares. Cuidado para não esbarrar em borrachas e plásticos, que podem ficar com manchas brancas.

Depois que o produto secar, utilize outra parte da estopa para retirar o excesso e dar brilho à pintura.

 

3. Polimento especial

 

Se o seu carro está com manchas na pintura, o ideal é procurar uma empresa especializada para fazer o polimento. É utilizado um produto especial e a aplicação é feita por meio de um maquinário específico, portanto não tente fazer em casa.

O polimento deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano.

 

4. Cristalização da pintura

 

Trata-se de um processo mais complexo e que oferece uma recuperação da pintura. A cristalização é indicada para veículos que já estão mais usados e sofrem com a ação do tempo. Por meio da aplicação de uma resina especial, a pintura é recuperada em seu brilho e tonalidade originais.

Este procedimento também não deve ser feito em casa.

 

5. Cuidados gerais no dia a dia

 

Além de todas as dicas anteriores, existem atitudes diárias que você deve tomar para manter o seu carro sempre com aspecto de novo.

Evite deixar o carro muito tempo sob sol forte, para não queimar a pintura. Por outro lado, cuidado ao parar sob árvores, pois os dejetos dos pássaros costumam danificar a tinta do veículo.

Caso a sua garagem esteja com algum vazamento, se o síndico não providenciar o conserto rapidamente, adquira uma capa protetora para que o seu veículo não fique manchado.

Viu só como é possível manter a pintura automotiva sempre novinha com alguns cuidados simples? Se você gostou deste post ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]