Lavagem de carro: as melhores práticas para mantê-lo como novo

Todo mundo gosta de manter o seu veículo sempre limpo e cheiroso, não é mesmo? E quando o assunto é lavagem de carro, cada um tem uma dica diferente. Mas é importante que você saiba que a limpeza do seu automóvel é fundamental para a conservação dele, mantendo-o sempre novinho e valorizado.

Se é você mesmo quem lava o seu carro, saiba que há procedimentos a serem seguidos que fazem com que o serviço seja mais eficiente e menos agressivo para o veículo. Veja quais são as melhores práticas para lavar cada parte do seu carro:

Lataria

Para começar, estacione o carro à sombra. A luz do sol pode fazer com que os produtos usados na lataria sequem de forma inadequada e acabem manchando a pintura.

A melhor forma de lavar a lataria do carro é utilizando água e shampoo automotivo. Se você tiver a disponibilidade de usar uma mangueira, especialmente de alta pressão, conseguirá realizar o trabalho com mais rapidez, mas um balde também resolve o problema de forma eficaz.

Comece molhando a lataria. Depois, aplique o shampoo com uma esponja macia. Faça isso uniformemente. Use esponjas separadas para as partes mais baixas e mais altas do veículo, para evitar arranhões.

Para secar, utilize um pano limpo, seco e que não solte pelos. Não deixe de secar os batentes das portas e do porta malas, para evitar pontos de ferrugem.

A cada seis meses, aplique cera automotiva, usando uma estopa macia. A aplicação deve ser feita à sombra, em movimentos contínuos e circulares. Para lustrar, não use ferramentas elétricas que possam queimar a pintura.

Interior

Para o interior, você pode utilizar o mesmo pano usado para secar a lataria. Mas ele deverá ser umedecido com água pura. Retire toda a poeira do painel e das portas. Depois, aplique uma pequena quantidade de silicone líquido sobre as partes plásticas, para protegê-las da ação do sol.

Para os vidros, utilize outro pano, também limpo e úmido, juntamente com um limpa vidros de sua preferência.

Rodas e Pneus

As rodas devem ser lavadas com uma esponja e shampoo automotivo. Se você tiver uma mangueira, deixe que a água entre na caixa da roda, para retirar o excesso de resíduo que vem das pastilhas de freio. Não é necessário secar.

Para os pneus, utilize um limpador automotivo, que dá brilho e deixa a borracha com aspecto brilhante. Evite usar produtos a base de álcool, pois eles ressecam o pneu.

Estofados e carpetes

Para os estofados e carpetes, você pode utilizar um aspirador de pó portátil. Hoje em dia, existem alguns que podem ser ligados na tomada de 12V do seu carro. Funcionam bem e são baratos.

Os tapetes de borracha devem ser lavados com uma escova macia e shampoo automotivo. Deixe-os secar ao sol.

Chassi e motor

Muitos especialistas defendem que não é necessário lavar o motor do carro. Mesmo assim, se você quiser que o seu carro fique com aspecto de novo, leve o veículo a uma empresa especializada neste tipo de serviço. Se você fizer em casa, poderá danificar as parte elétricas e criar problemas no motor.

Para o chassi, não deixe que sejam usados lubrificantes como óleo de mamona, desengraxantes ou silicone líquido. Se o seu carro estiver com rangidos na suspensão ou amortecedores, o ideal é levá-lo a um mecânico para verificar o problema.

Viu só quantas dicas para realizar lavagem de carro? Agora é colocar a mão na massa! Se você gostou deste conteúdo curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de todos os assuntos automotivos.

Comments