Muito embora dirigir seja um hábito comum e corriqueiro para a grande maioria das pessoas, isso não quer dizer que o trânsito e os automóveis não tenham os seus desafios e peculiaridades. Dentro desse contexto, é fundamental conhecer cada detalhe na direção e um fator que você não pode menosprezar é a existência do famoso ponto cego.
Esse é um item que nem sempre recebe a devida atenção, mas que faz parte das estatísticas de muitos acidentes e imprevistos, especialmente quando pensamos em condutores menos experientes. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema e descobrir como não cair nessa armadilha? Então confira o post de hoje:
O que é ponto cego?
O ponto cego é, como o próprio nome já diz, uma área na qual a visão do motorista está obstruída, pois os espelhos retrovisores não conseguem cobrir todos os espaços ao redor do automóvel. Embora isso seja comum, é uma realidade perigosa, pois pode causar acidentes uma vez que o condutor não enxerga se há outro veículo ou pedestre nesse local.
Especialmente durante eventuais ultrapassagens ou conversões, a atenção precisa ser redobrada, pois são momentos nos quais você terá poucos segundos para tomar decisões e um motociclista no ponto cego, por exemplo, pode acabar causando um imprevisto sério, com consequências bastante desagradáveis.
Dicas para evitar o ponto cego
Separamos 3 dicas básicas para você evitar o ponto cego e poder seguir viagem (curta ou longa) com tranquilidade e segurança:
Regule os seus retrovisores
O primeiro passo para evitar o ponto cego, ou ao menos minimizar o seu alcance, é regular os retrovisores. Fala isso tanto antes de uma viagem na estrada quanto em uma pequena ida ao quarteirão vizinho, pois nunca se sabe quando um acidente pode ocorrer. Sentado na posição de motorista, comece a fazer os ajustes.
Incline a sua cabeça em direção ao vidro esquerdo e acerte esse espelho, de forma que seja possível visualizar muito mais a rua do que o carro. O mesmo princípio vale para o lado direito, lembrando que o condutor deve permanecer no local em que costuma se posicionar para dirigir, apenas se inclinando para fazer as adequações.
Mantenha os espelhos limpos
Além de regular o posicionamento dos espelhos retrovisores, também é muito importante que eles estejam constantemente limpos, pois manchas e sujeiras podem obstruir a visão de alguns locais, ampliando o problema do ponto cego. Essa é uma tarefa desafiadora nos dias de hoje, especialmente na correria dos centros urbanos, mas vale à pena.
Para fazer isso do jeito certo, passe um paninho úmido com um pouco de detergente para retirar as impurezas. Acabando esse passo, utilize outro pano para secar e o trabalho estará feito.
Aposte na prevenção
Por fim, apostar na prevenção é importante em praticamente tudo o que for relacionado com a direção e a coisa não muda de figura quando falamos em evitar o ponto cego. Embora os espelhos retrovisores básicos sejam itens obrigatórios de acordo com a legislação do país, isso não quer dizer que você não possa ampliar a segurança.
Você pode adquirir modelos côncavos, especialmente na área externa, pois eles aumentam o campo de visão. Em alguns casos, os veículos mais modernos já vêm com câmeras que proporcionam uma melhor compreensão da via, especialmente em manobras com a marcha à ré, durante as quais ocorrem muitos acidentes.
E agora, entendeu tudo sobre o ponto cego? Gostou desse conteúdo? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!