Entenda como funciona o consórcio automotivo e suas vantagens

Você pretende trocar de carro, mas ainda está em dúvida de como fazer isso. Já parou para pensar que o consórcio automotivo é a melhor opção?

Essa modalidade torna a compra do carro novo mais acessível, porque os custos são menores. Isso ocorre porque não há pagamento de juros e, no final, o valor total do veículo é menor do que se você tivesse feito um financiamento.

O que você deve estar se perguntando é: como funciona esse processo? Quais são as vantagens? Quem pode participar?

Todas essas perguntas serão respondidas neste post. Acompanhe e veja como vai ficar muito mais fácil a compra do seu carro novo.

Como funciona o consórcio automotivo?

Essa modalidade é um tipo de venda em que você paga antecipado pelo bem. O gerenciamento do negócio é feito por uma administradora, que é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central (Bacen). Isso assegura mais segurança e transparência para o processo.

Você precisa adquirir uma cota de um grupo que está sendo aberto ou já está em andamento para participar do consórcio. As diferenças entre os dois casos são o prazo de pagamento e tempo de espera para ser contemplado, que são mais curtos no segundo caso.

A cota tem um valor e uma finalidade pré-definida. Ou seja, ao adquirir um consórcio para carros você não pode mudar de ideia depois e comprar um apartamento.

Após o fechamento do contrato, o pagamento das parcelas serão feitas mensalmente. O valor é destinado a uma reserva comum de todos os participantes, mas você não corre o risco de perder o que pagou.

Pelo contrário. Assim que for contemplado ou terminar de pagar as parcelas tem sua carta de crédito em mãos, que dá o direito de adquirir o carro que deseja.

Quais são as formas de contemplação?

Existem duas formas de ser contemplado: por sorteio ou lance. A administradora é obrigada a fazer esse processo pelo menos uma vez ao mês.

A diferença entre eles é que o sorteio depende exclusivamente da sua sorte. Já no lance é oferecido o valor relativo a uma quantidade X de cotas e, se for a oferta mais alta, você paga esse montante e conquista sua carta de crédito.

Quais são as principais vantagens?

A escolha pelo consórcio traz diversas vantagens para você. Confira algumas delas:

  • sem juros: a participação não exige o pagamento de juros ou entrada. O que está embutido no valor da cota é a taxa administrativa;
  • sem burocracia: a compra da cota é muito mais simples do que a participação em um financiamento;
  • parcelas menores: o valor das parcelas é mais baixo e você pode escolher em quantas vezes quer fazer o pagamento, ajustando conforme sua renda;
  • mais opções de compra: a contemplação permite que você compre o carro que deseja, independente do modelo, marca ou ano de fabricação;
  • diferentes formas de contemplação: esse processo pode ser feito por sorteio ou lance, o que aumenta suas chances de conquistar a carta de crédito.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que queira comprar um carro pode entrar em contato com uma administradora e verificar como o consórcio funciona. A princípio, não há restrições.

O que você deve verificar é se o valor da parcela cabe no seu bolso ou se precisa de um prazo maior de pagamento. O valor mensal pode ser quitado diretamente na administradora ou por meio de um boleto via internet banking, caixa eletrônico ou agências bancária e lotérica.

Devo ter cuidado ao escolher a administradora?

Sim! pois, apesar de essa atividade ser regulamentada, recomenda-se verificar se a administradora é confiável. A melhor forma de fazer isso é verificar a autorização junto ao Bacen, mas você também pode procurar serviços especializados, como o do Procon.

Lembre-se de falar com clientes antigos e verificar há quanto tempo a empresa existe. Esses são outros indícios de que não haverá arrependimentos no seu negócio.

Tomando esses cuidados você terá somente resultados positivos com o consórcio. Afinal de contas, você vai conseguir comprar um carro sem pagar juros. Já pensou nisso?

Agora que você já entende mais sobre o consórcio automotivo, que tal entrar em contato com a gente? E veja como podemos ajudá-lo!