Carro novo ou usado? Saiba como escolher a melhor opção

Comprar um carro novo ou usado é um dilema que muita gente vive na hora de trocar de veículo. Afinal de contas, as duas opções possuem vantagens e desvantagens e o que você precisa é verificar quais são as suas necessidades e possibilidades de pagamento.

A boa notícia é que nos últimos 15 anos as montadoras rechearam seus portfólios com carros capazes de atender a qualquer tipo de perfil. Com isso, tanto o mercado de veículos novos quanto o de usados estão abastecidos com inúmeras versões de veículos, equipados com acessórios que podem solucionar todas as suas demandas.

Veja, abaixo, as vantagens e desvantagens de optar por um carro zero quilômetro ou um usado:

Carro novo

Muita gente alimenta o sonho de retirar um carro zero quilômetro da concessionária, com cheirinho de novo. De fato, é uma sensação indescritível. Mas, nem tudo são boas notícias: paga-se caro por este desejo.

Infelizmente, o preço é o maior empecilho para se adquirir um carro novo no Brasil. Devido à alta carga tributária, o brasileiro paga caro por um veículo novo, mesmo se for um modelo de entrada. E para se adquirir os acessórios de segurança e conforto que melhoram a experiência de dirigir o veículo, é preciso desembolsar ainda mais dinheiro. Além disso, o carro novo perde 20% do seu valor no primeiro ano de uso.

Por outro lado, o carro novo já vem com um plano de revisões pré-programado e tem poucas chances de apresentar defeitos. E, caso apresente, há a garantia de fábrica para resolver o problema.

Outra vantagem é que, como o motor está todo bem regulado, o consumo de combustível é menor e você pode aproveitar toda a potência disponível.

Carro usado

Se o preço é a maior desvantagem do carro novo, é justamente o valor que torna o veículo usado mais atrativo.

Pelo preço de um carro novo básico, modelo de entrada, é possível adquirir um seminovo com inúmeros equipamentos, motor potente e tecnologia embarcada. Como resistir? Além disso, dependendo do modelo, você tem um IPVA e seguro mais baratos.

O problema é que para encontrar um bom usado, você precisa ficar atento, principalmente se estiver pesquisando entre modelos com mais de 5 anos de uso. A falta de manutenção e cuidados do dono anterior podem ser facilmente mascaradas com alguns retoques no veículo.

Por isso, antes de fechar o negócio, não se esqueça de pedir ajuda a um mecânico de confiança, para que ele faça uma avaliação completa do carro.

Também é importante pesquisar sobre a situação legal do veículo. No site do Detran, você encontra informações sobre multa e licenciamento. Não feche o negócio se não estiver com 100% de certeza sobre a procedência do veículo.

Tanto para a compra de um carro usado quanto a de um novo, o ideal é procurar uma concessionária de confiança, que possa lhe oferecer os melhores produtos, por um preço justo e de procedência garantida, no caso dos seminovos.

Se você quer ter acesso a boas ofertas e conteúdos sobre o mundo automotivo, siga nosso perfil no Facebook!


Warning: include(/index.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/grupoaut/public_html/blog/wp-content/plugins/social-share-button/includes/class-shortcodes.php on line 41

Warning: include(): Failed opening '/index.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/php71/pear') in /home/grupoaut/public_html/blog/wp-content/plugins/social-share-button/includes/class-shortcodes.php on line 41