Amortecedor Automotivo, um item de conforto e segurança.

 

Todos nós, ao andar em um carro, nos preocupamos principalmente com duas coisas: Conforto e Segurança.

 

Cada carro possui suas particularidades, alguns mais confortáveis do que outros, alguns com mais dispositivos de segurança do que os demais. Mas algo que todo carro tem, e que muitos acreditam ser apenas conforto, mas que também é um importante item de segurança, é o sistema de amortecedores do veículo.

 

Fale com um consultor para revisar os amortecedores do seu carro

 

Mas o que é um amortecedor automotivo?

Um amortecedor é basicamente uma bomba de óleo localizada entre o chassi do carro e as rodas. A parte superior do amortecedor se fixa ao chassi, enquanto a parte inferior se fixa ao eixo, próximo à roda. O amortecedor é uma peça que auxilia na estabilidade, amortecendo os impactos e absorvendo as irregularidades do trajeto.

 

Exemplo de amortecedor automotivo
Exemplo de amortecedor automotivo

 

O amortecedor possui um funcionamento simples, é composto por um formato cilíndrico, com uma haste, e pode ser encontrada com sistemas de funcionamento hidráulico (óleo) ou por gás, sendo o primeiro sistema o mais comum, presente em 90% dos automóveis que circulam pelas ruas, porém o com sistema de gás é mais durável, mas consequentemente é mais caro.

 

Qual a diferença de um amortecedor em bom estado e um em más condições?

Além do impacto perceptível no conforto, o mais preocupante é a sua segurança, e de quem está com você.

Um amortecedor em más condições prejudica as curvas que você faz com o seu carro, fazendo com que você perca o controle. Isso acontece pois o amortecedor não vai absorver as diferenças no solo e os balanços das curvas e com isso o carro oscila na pista, e você sente todo o veículo chacoalhar.

 

Agende a troca dos amortecedores do seu carro com quem entende do assunto

 

Como preservar e fazer a manutenção de amortecedores?

A primeira recomendação, que não só vale apenas para preservação do amortecedor, mas sim para todo o carro, é evitar ao máximo buracos, principalmente quanto estiver em velocidades maiores, passar nas lombadas sem usar os freios corretamente e subindo em guias altas com o carro.

Via de regra, um amortecedor possui uma vida útil de 30 até 60 mil km, existindo variações, porém, se você identificar que ele está vazando óleo, que o carro está balançando demais, que os impactos com o solo estão secos e ao passar numa lombada o carro parecer uma gangorra, a única opção é a troca dos amortecedores, pois é uma peça que não possui reparo.

 

Ver as promoções de amortecedores

 

E com isso esperamos ter esclarecido para você um pouco do funcionamento do amortecedor automotivo e como preservá-lo. E lembre-se, não é só conforto, é segurança.