6 dicas para economizar combustível no dia a dia

Quem usa o carro diariamente sabe o quanto é valioso economizar combustível. Encher o tanque já foi um mero detalhe para o motorista em um passado distante, mas hoje em dia é preciso se planejar financeiramente para manter o carro abastecido.

Por isso, o ideal é dirigir da forma mais econômica o possível. Mas, como fazer isso? Neste post, preparamos 6 dicas para que você pare de desperdiçar combustível. Acompanhe!

1. Não abuse do acelerador

Parece óbvio, mas muita gente se esquece que quanto mais você acelera, mais combustível acaba gastando. O ideal, principalmente em cidades, é ganhar velocidade de forma lenta e constante.

Com o trânsito, correr mais ou menos não fará diferença na hora em que você vai chegar ao destino, já que isso depende do fluxo de carros. Portanto, não tente ser o mais rápido.

2. Calibre os pneus constantemente

Pneus murchos aumentam o atrito da borracha com o solo e fazem com que o motor precise fazer mais força para movimentar o carro.

Portanto, a calibragem deve ser realizada semanalmente, utilizando os índices indicados pelo fabricante do veículo. Se for fazer uma viagem na qual levará muita bagagem, aumente em dois pontos a pressão de cada pneu.

3. Livre-se do peso extra

Se você é daqueles que acumula objetos no carro, saiba que o peso extra pode fazê-lo gastar mais combustível. Itens soltos no porta-malas, por mais leves que sejam, acabam pesando ao se acumularem e, com isso, você vai precisar acelerar mais sem nem perceber.

4. Troque as marchas no momento correto

Muitas pessoas pensam que dirigir em marchas mais altas, mesmo com velocidades baixas, faz com que o carro gaste menos combustível. Nada mais errado.

A faixa ideal de torque dos carros de rua ocorre entre 2.500 e 3.000 rpm. Abaixo disso disso, o motor não tem força o suficiente para empurrar o veículo, fazendo com que você afunde mais o pé no acelerador.

Por isso, o ideal é seguir a recomendação do manual do proprietário sobre o momento correto de trocar as marchas, evitando rotações muito altas ou muito baixas.

5. Cuide da manutenção corretamente

Motor desregulado, com bicos injetores entupidos, correias desgastadas, entre outros problemas, funcionam de forma incorreta e inadequada.

Com isso, além de poluir mais o meio ambiente, eles acabam consumindo mais combustível do que o necessário para funcionar. Sem contar o risco de deixá-lo na mão a qualquer momento.

Portanto, siga o plano de revisões e leve o carro ao mecânico ao menor sinal de problema.

6. Não ande em ponto morto

No passado, utilizar o ponto morto em descidas costumava poupar alguns preciosos litros de combustível. Hoje não mais. Os carros atuais, equipados com injeção eletrônica, possuem uma central que interpreta quando o veículo está em uma situação na qual pode se movimentar sem aceleração.

Neste momento, o motor pode cortar a injeção de combustível, pois sabe que o giro será mantido apenas com o movimento das rodas. Se você desengatar o carro, o propulsor precisará de gasolina ou etanol para se manter funcionando.

Seguindo essas dicas você conseguirá economizar combustível no seu dia a dia! Se quiser ter acesso a mais conteúdos como este, siga nosso perfil nas redes sociais agora mesmo! Estamos no  Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *