5 cuidados com carro que devem ser realizados mensalmente
5 cuidados com carro que devem ser realizados mensalmente

A manutenção preventiva é o que faz o seu automóvel estar sempre em estado de novo, tanto em termos de aparência quanto nas questões de segurança. E não é só isso: cuidados com carro fazem com que você não precise gastar rios de dinheiro na oficina mecânica, quando os consertos se acumulam.

O fato é que a manutenção preventiva exige uma certa atenção ao comportamento do veículo e alguns cuidados no seu uso do dia a dia.

Neste post, preparamos 5 cuidados essenciais para você ter mensalmente com o seu carro, mantendo-o sempre como se tivesse acabado de sair da concessionária. Acompanhe:

1. Alinhamento e Balanceamento
O alinhamento e o balanceamento não deveriam estar nesta lista, já que o indicado é realizar o serviço a cada 10 mil Km, quilometragem alta para se atingir em 30 dias.

Mas, infelizmente, a qualidade do asfalto das ruas brasileiras não é das melhores e, com isso, o carro acaba sofrendo mais.

Portanto, mensalmente, faça o seguinte teste: em uma rua plana e de pouco movimento, acelere o carro até 60 Km/h e verifique o seu comportamento. Se a direção estiver puxando para um dos lados, é sinal de que o carro precisa de alinhamento.

Se houver muita vibração no volante, é porque está na hora de balancear as rodas.

2. Nível dos fluidos e lubrificantes
Os fluidos e lubrificantes devem durar uma quilometragem específica, programada pelo fabricante. Mas seu carro pode ter algum pequeno vazamento, o que pode levar a um consumo, mesmo que insignificante.
Por isso, mesmo que não esteja perto da troca, é bom fazer uma checagem mensal no nível do óleo, lubrificante da direção hidráulica, fluido do sistema de arrefecimento etc.

3. Calibragem e dos pneus
Pneus murchos aumentam o consumo e prejudicam a estabilidade do carro. Por isso, é bom checar a cada 15 dias se a pressão está correta. Caso o pneu esteja perdendo ar muito rapidamente, pode ser sinal de um pequeno furo.

Neste caso, leve o carro a um borracheiro para investigar o problema.

4. Lâmpadas queimadas
As lâmpadas não costumam dar muitos sinais de que vão se queimar. Por isso, é bom você checá-las mensalmente. Estacione o carro próximo a uma parede e veja, pelo reflexo, se todas estão operando normalmente. Além da pesada multa por trafegar com luzes queimadas, a pouca visibilidade pode causar acidentes graves, principalmente na estrada.

Caso perceba pouca duração das lâmpadas, é bom levar o carro a um mecânico para verificar a causa.

5. Reservatório de água do para-brisas
Ninguém se lembra do reservatório do para-brisas até pegar uma chuva na estrada e perceber que não tem água para retirar o excesso de lama que se acumula no vidro.

Para completar o nível desse reservatório essencial, utilize um pouco de limpa vidros junto com a água, para que a limpeza seja completa.

Agora que você já sabe como conservar seu carro em relação à manutenção preventiva, que tal aprender um pouco sobre a limpeza da parte interna? Aproveite a leitura!